A capa de Elias e o manto de Cristo

                             "¹⁹ Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele.

²⁰ Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo.

²¹ Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia. "1 Reis 19:19-21

                          Hoje acordei às 3h da manhã me lembrando desse texto e não consegui mais dormir. Várias coisas me vieram a mente.  Deus havia ordenado a Elias que ungisse a Eliseu como profeta. Eliseu era apenas um lavrador que estava cuidado de sua casa, provavelmente sem pensar no que Deus faria por intermédio dele. Estava ali a arar a terra com um arado de bois e quando Elias passou sobre ele o seu manto sua vida mudou por completo! Ele entendeu a natureza do seu chamado e que era algo sem volta.  Pediu a Elias para permitir que ele se despedisse da família e amigos, fazendo uma festa na qual usou as ferragens do arado como chapa e espeto e fez um grande banquete anunciando a todos a sua nova vida.  Eliseu seguiu a Elias tornando-se seu discípulo mais fiel.

                         Passaram muitos anos ( dizem que cerca de dez anos) e Eliseu continuou firme ali, ao lado de Elias. Muitas vezes pensamos que um chamado especial de Deus é para ser executado na mesma hora em que é feito. Somos imediatistas e não gostamos de esperar e também achamos que se fomos chamados já estamos prontos. Não estamos! Eliseu teve que aprender muito com Elias ainda antes do chamado de Deus se cumprir na sua vida. Outros profetas surgiram e sumiram. Reis caíram. Passou todo esse tempo e quando finalmente Eliseu estava pronto Deus resolveu tomar Elias em um redemoinho o levando aos céus ainda em vida. ( Na Bíblia vemos isso acontecer apenas 3 vezes; Enoque, Elias e Jesus).

                        "¹ Quando estava o Senhor para tomar Elias ao céu por um redemoinho, Elias partiu de Gilgal em companhia de Eliseu.

² Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Respondeu Eliseu: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, desceram a Betel.

³ Então, os discípulos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor, elevando-o por sobre a tua cabeça? Respondeu ele: Também eu o sei; calai-vos.

⁴ Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, foram a Jericó.

⁵ Então, os discípulos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor, elevando-o por sobre a tua cabeça? Respondeu ele: Também eu o sei; calai-vos.

⁶ Disse-lhe, pois, Elias: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, ambos foram juntos.

⁷ Foram cinquenta homens dos discípulos dos profetas e pararam a certa distância deles; eles ambos pararam junto ao Jordão.

⁸ Então, Elias tomou o seu manto, enrolou-o e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco." 2 Reis 2:1-8

                             Eliseu aprendeu a ser sombra de Elias. Onde Elias ia, lá estava Eliseu.  Tentaram desencorajá-lo de ir onde Elias ia, mas ele sempre respondeu:  Eu sei disso que vocês estão dizendo, mas eu não quero ouvir.  Ele não olhou pras dificuldades em seguir seu mestre de perto, ele queria estar junto dele até o final.  Não importava se era em um lugar alto ou no lugar mais profundo do planeta, lá ia Eliseu. Será que temos a mesma disposição pra servir a Cristo?

"                            "⁹ Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.

¹⁰ Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará.

¹¹ Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.

¹² O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. " 2 Reis 2:9-12

                                     Como  Eliseu foi ousado!    Ele entendeu   a natureza da tarefa que Deus tinha pra ele  e sabia que se não tivesse da mesma presença do Espírito Santo que Elias tinha não seria capaz de executar a tarefa. Mas ele não se contentou com a mesma unção, ele pediu mais, ele pediu porção dobrada! Já pensou o que Deus pode e quer fazer através de você? Será que você dá conta sozinho? Obviamente  não! Eliseu sabia que para ter a unção deveria ter os olhos fixos em Elias. Nosso mestre é Cristo, então é nele que nossos olhos devem estar fixos!

                                     " ¹ Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.² Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;³ porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.⁴ Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória." Colossenses 3:1-4

                                        Elias foi elevado aos céus em um redemoinho apenas a vista de Eliseu, Cristo foi elevado aos céus diante de cerca de 500 testemunhas. Elias não garantiu que sua unção seria repassada a Eliseu e mesmo assim ele creu. Jesus prometeu que eu sua ausência daria dons para que a missão de seus discípulos fosse executada. 

                                         " ¹³ Então, levantou o manto que Elias lhe deixara cair e, voltando-se, pôs-se à borda do Jordão.¹⁴ Tomou o manto que Elias lhe deixara cair, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor, Deus de Elias? Quando feriu ele as águas, elas se dividiram para um e outro lado, e Eliseu passou." 2 Reis 2:13,14

                                           Ao clamar ao Deus de Elias, Eliseu mostrou fé na continuidade do chamado e do cumprimento da missão.  Nossa missão é muito maior que a de Eliseu! somos desafiados não a chamar ao Deus de Elias, mas ao Deus eterno, em Nome de Jesus Cristo, que garantiu que em seu nome faríamos coisas maiores do que as que ele fez! 

                                           "¹⁵ E disse-lhes: Ide por todo o mundoe pregai o evangelho a toda criatura. ¹⁶ Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.¹⁷ Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas;

¹⁸ pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.

¹⁹ De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus.

²⁰ E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam. 

Mc 16:15-20

                                           "⁸ mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.⁹ Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos.  

Atos 1:8,9

                                              Jesus passou o manto sobre todos nós, e ao subir aos céus deixou cair e deu um pedacinho dele pra cada um de nós. Hoje cada um recebeu dons sejam eles naturais ou sobrenaturais, mas com o auxílio do Espírito Santo somos as testemunhas Dele aqui e em todo o mundo.

                                                                                                            Claudiney Duarte