Seja honesto e cumpridor das tuas palavras

"Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador." Colossenses 3:9,10

                                                 Sou comerciante, daqueles que são honestos em suas relações com clientes e fornecedores. Como cristão, entendo que ser honesto é mais que uma qualidade, mas uma obrigação. Uma das coisas que precisa ser trabalhado melhor nas igrejas  é isso.  Como me relaciono com clientes desonestos! Como isso me irrita! Se olhar na minha pasta de gente que não honrou  os compromissos e nem me deu satisfação, grande parte se diz evangélica.  Antigamente um aperto de mão, um fio de barba, era um compromisso selado. Hoje, uma promissória assinada e um papel de embrulho tem o mesmo valor. Sei que são tempos difíceis, em que a moral anda cada vez mais frouxa, mas  aqueles que dizem  ser cristãos tem um compromisso com o Evangelho.

                                              A vida em comunidade nas igrejas depende desse relacionamento de honestidade. Como conviver em um ambiente de mentiras, articulações políticas, fofocas, inimizades, promessas não cumplidas?

                                               Antigamente, quando alguém se apresentava como padre ou pastor em um local, as portas se abriam.  Hoje, são os primeiros que precisamos desconfiar.

                                               A culpa de tudo isso, está baseado, creio eu, no discípulado mal feito, às pressas, que valoriza mais o carisma do que o caráter.  Sim, no ambiente pentecostal isso é quase uma regra hoje, MAS NÃO APENAS NO AMBIENTE PENTECOSTAL, também nas igrejas antigas, históricas, que valorizam muito o conhecimento, um tipo de carisma diferente, o da oratória impecável, predomina.

                                             Não é preciso procurar muito para achar escândalos imensos, e outros de menor dimensão perto de nós.  Quase todo mundo que já teve a experiência de frequentar igrejas sabe do que estou falando. Ai quando há uma decepção, a máxima usada é "maldito o homem que confia no homem" aplicação mal feita de Jeremias 17:5-8 "Assim diz o Senhor: "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém. Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto".  Aqui o confiar no homem é ser materialista, confiar na capacidade humana de solucionar problemas. Esse texto tem a ver com Israel e sua decadência moral e espiritual que os levou ao exílio na babilônia.  Mas voltando ao assunto; Há recomendações bíblicas, sim, para não confiar plenamente.

                                       " Meu filho, se você serviu de fiador do seu próximo, se, com um aperto de mãos, empenhou-se por um estranho e caiu na armadilha das palavras que você mesmo disse, está prisioneiro do que falou.  Então, meu filho, uma vez que você caiu nas mãos do seu próximo, vá e humilhe-se; insista, incomode o seu próximo!  Não se entregue ao sono, não procure descansar.  Livre-se como a gazela se livra do caçador, como a ave do laço que a pode prender. " Provérbios 6:1-5

                                        " Quem serve de fiador certamente sofrerá, mas quem se nega a fazê-lo está seguro."  Provérbios 11:15

                                        " Não seja como aqueles que, com um aperto de mãos, empenham-se com outros e se tornam fiadores de dívidas;  se você não tem como pagá-las, por que correr o risco de perder até a cama em que dorme?" Provérbios 22:26,27

                                          " O homem sem juízo, com um aperto de mãos se compromete e se torna fiador do seu próximo."Provérbios 17:18

                                           Embora o escritor de provérbios tivesse em mente aqui recursos financeiros e a fiança de dívidas, o problema se aplica também a raiz de um problema semelhante: Está muito difícil confiar nas pessoas! Paulo escreveu sobre essa dificuldade que se tornaria ainda mais intensa no final dos tempos: " De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.  Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu." 2 Timóteo 3:12-14

                                            Precisamos aprender que nem toda aberta  é de fato uma igreja, não importa a placa que tenha ( ou não tenha ); que nem todos os que ostentam um título eclesiástico dado por homens ( sim, pois o título vem de homens, o dom é que vem de Deus! ), são verdadeiros servos de Deus, pois hoje  muitos que se fazem apóstolos, mas não são ( apocalipse 2:2).  e nem todos os que se dizem cristãos de fato são.

                                           Oremos e vigiemos, pedindo discernimento espiritual em todo o tempo.

Autor: Claudiney Duarte