Creio que a salvação é oferecida a todos!

CREIO QUE A SALVAÇÃO É OFERECIDA A TODOS  ATRAVÉS E UNICAMENTE POR JESUS CRISTO:

¹¹ Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,

¹² Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,

¹³ Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;  Tito 2:11-13

"SOLA FIDE"

"Reafirmamos que a justificação é somente pela graça somente por intermédio da fé somente por causa de Cristo. Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus. 

Negamos que a justificação se baseie em qualquer mérito que em nós possa ser achado, ou com base numa infusão da justiça de Cristo em nós; ou que uma instituição que reivindique ser igreja, mas negue ou condene sola fide possa ser reconhecida como igreja legítima. 

Artigo primeiro da remostrância:

CREMOS:

             "Que Deus, por um eterno e imutável plano em Jesus Cristo, seu Filho, antes que fossem postos os fundamentos do mundo, determinou salvar, de entre a raça humana que tinha caído no pecado – em Cristo, por causa de Cristo e através de Cristo – aqueles que, pela graça do Santo Espírito, crerem neste seu Filho e que, pela mesma graça, perseverarem na mesma fé e obediência de fé até o fim; e, por outro lado, deixar sob o pecado e a ira os contumazes e descrentes, condenando-os como alheios a Cristo, segundo a palavra do Evangelho de Jo 3.36 e outras passagens da Escritura"

"Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele". João 3:36

              Que é claro no Novo Testamento a salvação como um ato eterno de Deus, pré estabelecido apenas através da fé em Jesus Cristo e seu sacrifício na cruz, é doutrina comum para todas as igrejas de tradição protestante. O  ponto de discordância é pra quem é estendida essa salvação, se pra alguns ( expiação limitada/ graça irresistível ) ou disponível a todos (expiação plena/ graça resistível).

              Sim, ao longo de todos esses anos continuo crendo como os discípulos de Armínio. Não deixo de considerar um discípulo de Calvino como irmão, porém não consigo crer que Jesus veio ao mundo, morreu na cruz, ressuscitou com uma conta exata de pecadores a perdoar. O pecado de Adão afetou a todos, logo o segundo Adão, Jesus deveria ter o antídoto suficiente para todos.

              Por toda a Bíblia, Deus chama pecadores ao arrependimento, e ele mesmo opera a capacidade da fé, sim, continuo crendo na *graça preveniente:

- (Graça Preveniente- significado*- É uma dádiva que está sempre disponível, mas que pode também ser recusada. A graça divina revolve em nós um desejo de conhecer a Deus e nos capacita a responder ao convite divino para estarmos em relacionamento com Ele.)

            Pra mim, não consigo ver Deus mandando seus discípulos saindo pelo mundo a pregar, com uma notícia fundamental, a salvação, porém, com um público limitado e finito.

             O critério do juízo de Deus é se eu creio ou não em Jesus, ora, se não tenho a capacidade de crer, como posso ser julgado por esse critério? Sim. a capacidade de crer vem de Deus. A fé é dom de Deus. Não poderia crer por mim mesmo. Mas o que eu faço com essa fé, como eu aplico, é decisório se serei absolvido ou não.

"¹⁴ Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado,

¹⁵ para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.

¹⁶ "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

¹⁷ Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

¹⁸ Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

¹⁹ Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.

²⁰ Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.

²¹ Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus" 

João 3:14-21

            João registra uma comparação entre Jesus e a serpente de bronze de Moisés: 

 "⁸ E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.⁹ E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia."  Números 21:8,9

              A comparação é perfeita: fomos picados pela mentira da serpente, e a maldição da morte os alcançou. olhamos para a maldição da cruz, cremos e somos curados para viver eternamente. O Senhor não disse que alguns que olhassem viveriam, mas todo o que olhasse. o Senhor não disse que alguns que cressem seriam salvos, mas todo o que crer.

              Meo objetivo aqui não é convencer ninguém de minha fé pessoal, mas deixar registrado o que creio, logo, não me alongarei, poderia discorrer aqui sobre muitos e muitos textos bíblicos, muitos e muitos argumentos que talvez não mude a opinião de nenhum calvinista, assim como já li muitos argumentos contrários, mas isso é o que creio.

Claudiney Duarte