igreja local x igreja universal

Nos últimos anos vários modelos de formação de igreja são propostos.

Há igrejas  que nascem pela necessidade, outras por simples vaidade, outras por discordâncias teológicas.

Onde moro  ( e acredito que na maioria dos lugares de periferia) prevalecem  igrejas pentecostais e neopentecostais. A grande parte dessas igrejas é formada por congregações de ministérios maiores ou por obreiros dissidentes que por algum motivo listado acima resolveu fundar a "própria  igreja".

No aspecto da igreja local uma igreja pode ser fundada. todas as igrejas locais tem uma data de fundação, seja ela marcada por uma inauguração festiva ou pelo início das atividades no lugar por simples plantio de um ponto de pregação.

Uma igreja local pode funcionar em uma casa, garagem, salão alugado, pátio de uma escola ou empresa, ou ainda modernamente há quem se reúna em lanchonetes. A igreja primitiva reunia-se nas casas.  Não havia templos nem administração centralizada.  Cada casa onde se reuniam era chamada de igreja. Definir alguém como lider preferencial foi criticado por Paulo.

"Suplico-vos, queridos irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que concordeis uns com os outros no que falam, a fim de que não haja entre vós divisões; antes, sejais totalmente unidos, sob uma mesma disposição mental e no mesmo parecer. 11Caros irmãos, fui informado a vosso respeito, pelos da família de Cloé, que existem discórdias entre vós. 12Refiro-me ao fato de um de vós afirmar: “Eu sou de Paulo”; enquanto o outro declara: “Eu sou de Apolo”; e outro: “Eu sou de Pedro”; e outro ainda: “Eu sou de Cristo!” 13Ora, acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em vosso favor? Fostes batizados em nome de Paulo? 14Dou graças a Deus por não ter batizado a nenhum de vós, com exceção de Crispo e de Gaio, 15a fim de que ninguém venha a alegar que foi batizado em meu nome. 16É certo que batizei também os da casa de Estéfanas; além destes, não me recordo se batizei algum outro irmão. 17Porquanto Cristo não me enviou para batizar, mas para proclamar o Evangelho; não por meio de palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Palavra da cruz, poder de Deus " 1 Co 1.10-17

A Igreja era única no sentido que partidarismos não eram aceitos, mas as diferenças toleradas, e ao mesmo termpo cada casa uma igreja completa.

Para Deus não existe igreja batista, congregacional, presbiteriana, episcopal, luterana, metodista, etc. Existe uma única igreja. Ao mesmo tempo cada igreja local é responsável  pelo grupo que ali congrega. Deus não tem franquias.  Não sou a favor de igrejas que crescem até se tornarem torres de babel e nem de congregações que embora tenham um número grande de membros não alcance autonomia administrativa já que cada pastor e liderança é responsável pelo povo que lidera, assim como cada um é responsável por quem aceita receber comando.

Triste a situação de hoje, onde grandes impérios são construídos em nome da fé, mas que na verdade serve para o lucro de muitos. Escândalos, mau uso de recursos, abusos de poder, ineficiência e muitas coisas mais existem em parte porque a igreja não usa princípios bíblicos para sua organização e a compreensão do que deveria ser igreja é deturpada.

Quando o movimento G12 tomou de assalto muitas igrejas aqui em minha cidade fiquei sem chão, fugindo de um lado para outro, fugindo dos abusos psicológicos gerados por essa metodologia infame e herege. Lavagem cerebral, fabricação de discípulos na marra a qualquer custo, plantio de células sem fim, excesso de atividades, disputas dentro da igreja pelos melhores grupos, subordinação a pessoas despreparadas.

Aquele frenesi parece ter passado, mas muitas de suas heresias permanecem. Sim, a igreja primitiva se reunia nas casas, mas não tinha templos. Apóstolos, só teve 12. As reuniões eram local de celebração da vida, não um local de aplicação de um método de fixação de heresias.


Claudiney Duarte