E aí discípulo, tu me amas?


E aí discípulo: Tu me amas?

 

Simplesmente dizer que você ama alguém não sustenta um relacionamento. Você precisar provar no dia-a-dia o seu amor pela pessoa.

Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?" Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros". Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você me ama?" Ele respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas". Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama?" Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama?" e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas.João 21.15-17

 

Vamos fazer uma troca... imagine Jesus fazendo essa pergunta hoje para você...  Como você responderia a essa pergunta?

 

Antes de qualquer coisa, vamos dar uma olhada na vida de Pedro e entender como ele chegou nesse ponto da vida dele.

A história de Pedro contada na Bíblia começa quando ele é chamado para seguir a Jesus e imediatamente ele larga tudo o que estava fazendo e faz isso.

Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens". – Mateus 4.18-19

Ele foi o discípulo que andou sobre as águas com Jesus...

"Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas". "Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!" Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, por que você duvidou?" Mateus 14.28-31

 

Ele era do grupo íntimo de Jesus. Era um dos três discípulos que tinham maior afinidade com Jesus, juntamente com Tiago e João.

Pedro foi alguém que sempre comparou o seu relacionamento com Jesus com o relacionamento que os outros tinham com Jesus.

Pedro perguntou: "Senhor, por que não posso seguir-te agora? Darei a minha vida por ti!" João 13.37

Pedro respondeu: "Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei!"    Mateus 26.33

Pedro foi o discípulo que cortou a orelha de um dos homens que veio prender Jesus...

Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. – João 18.10

Mas na hora de colocar em prática o seu amor por Jesus ele pisou na bola mesmo sendo avisado antes pelo próprio Jesus de ele haveria de negá-lo.

Pedro estava sentado no pátio, e uma criada, aproximando-se dele, disse: "Você também estava com Jesus, o galileu". Mas ele o negou diante de todos, dizendo: "Não sei do que você está falando". Depois, saiu em direção à porta, onde outra criada o viu e disse aos que estavam ali: "Este homem estava com Jesus, o Nazareno". E ele, jurando, o negou outra vez: "Não conheço esse homem!" Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: "Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia". Aí ele começou a se amaldiçoar e a jurar: "Não conheço esse homem!" Imediatamente um galo cantou. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: "Antes que o galo cante, você me negará três vezes". E, saindo dali, chorou amargamente. – Mateus 26.69-75

Imagine como estava Pedro nesse momento. Alguém que havia conhecido Jesus tão de perto e convivido com Ele por três anos agora estava completamente arrasado e desmotivado.

Nesse texto de João 21.15-17 estamos vendo a narrativa do momento que Jesus restaurou o seu relacionamento com Pedro e o fez entender definitivamente qual era a vontade de Deus para a sua vida!    Para amar realmente a Jesus preciso... 

 

. reconhecer que não sou perfeito.

Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama?"    João 21.17

            Quando Jesus pergunta pela 3ª vez se Pedro o amava imediatamente vem a memória de Pedro várias recordações ruins do passado... ele havia negado a Jesus por três vezes.

            Quando estou totalmente consciente que não sou perfeito, abro espaço para que a Palavra de Deus aja em minha vida.

 

 Reconhecer que Jesus sabe todas as coisas.

"Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". – João 21.17.  Pedro reconhecia o conhecimento que Cristo tinha e que ele não tinha domínio nenhum sobre a situação.  

 

 Deixar Deus fazer um check-up geral em minha vida.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.

 Salmo 139.23-24

 

Fazer a vontade de Deus para minha vida."Cuide das minhas ovelhas." – João 17.21

 

CONCLUSÃO:O verdadeiro amor é expresso pelos meus atos e não somente pelo que eu digo.

"Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. – Mateus 10.32

Claudiney Duarte