parábola da rede

link para baixar pdf. aqui!

Grupo de oração e estudo bíblico.

Semana 5

Sejam bem-vindos ao nosso grupo.

Nosso objetivo nas próximas semanas será estudar as Parábolas de Jesus.

Antífona: 

(Mateus 25.31-40)

DIRIGENTE: Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;

CONGREGAÇÃO: E todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas;

DIRIGENTE: E porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda;

CONGREGAÇÃO: Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

DIRIGENTE: Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes;

 CONGREGAÇÃO: Estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostesver-me. 

 DIRIGENTE: Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?

CONGREGAÇÃO: E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar?  TODOS: O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Estudo: parábola da rede:

Mateus 13:47-51

Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes.
E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora.
Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos,
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
E disse-lhes Jesus: Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.”

O Reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar:

A pesca no mar não é um trabalho individual, é um trabalho coletivo.

Uma rede lançada ao mar precisa de muitos braços pois geralmente são muitos quilos de peixes que são presos na rede ao mesmo tempo.    

A ideia de rede sugere que ao primeiro momento, somos atraídos e quando menos percebemos estamos presos na rede com todo o tipo de peixes e outros seres marinhos. Assim cada um foi atraído para o Evangelho de maneira diferente, porém estamos todos presos na mesma rede. Não se pode dizer minha rede, assim como não se pode dizer minha igreja. Embora homens digam assim, não é correto. Há uma só igreja assim como na parábola há uma só rede.

Que apanha todo tipo de peixes…

A igreja cristã atrai todo tipo de pessoas. Assim, é possível ver que sempre houve e sempre haverá falsos cristãos pois a rede em seu esforço de pescar o máximo possível de peixes, recolherá o que encontrar pela frente. Não é trabalho daquele que puxa as redes escolher o que é recolhido ou não pelas redes. Não cabe a nós essa tarefa. Nossa tarefa é levar o Evangelho ao máximo possível de pessoas.

E estando cheia a puxam para a praia…

Da mesma forma que os pescadores saem cedo para a pesca e não sabem a que horas vão voltar, geralmente só quando o barco está cheio ou quando termina o dia. Nós não sabemos o dia em que tudo terminará. Poderá ser o dia da nossa morte ou o dia da volta de Cristo, mas um dia chegará a hora de recolher as redes.
Recolhem nos cestos os bons. A ideia de separar salvos de não salvos é um tema recorrente nas parábolas de Jesus. Muitos serão chamados e poucos escolhidos, será separado o joio do trigo. Embora muitas vezes não entendemos como pessoas que ouvem a mesma Palavra que nós atenda de maneira tão diversa, é apenas no juízo que os peixes bons serão separados dos maus.
virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Jesus muitas vezes colocou como resultado da desaprovação no juízo final a condenação eterna em um inferno de fogo. Embora alguns grupos religiosos pensem que haverá simplesmente uma aniquilação dos condenados no juízo, não é assim que Jesus ensinou.
E disse-lhes Jesus: Entendestes todas estas coisas?
Jesus questionou seus discípulos sobre a necessidade de entender isso como uma verdade fundamental da fé. Não basta apenas ser recolhido pela rede, declarar-se cristão. É preciso ser selecionado no dia do Juízo, é preciso estar entre os bons peixes, não entre os maus peixes.