parábola da semente de mostarda

PARÁBOLA DA SEMENTE DE MOSTARDA.

Mateus 13;31– Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;

MC 4:31 É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra;

LC 13:19 É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.

Nos dias de Jesus a mostarda negra; era a mais conhecida.
Suas sementes, depois de trituradas, serviam de temperos para os alimentos.
A mostarda era uma planta que, em terra fértil, crescia rapidamente até três ou quatro metros de altura. Em seus ramos aninhavam-se as aves do céu.
Ao propor esta parábola, Jesus usa um artifício a fim de ressaltar o contraste apresentado por esta hortaliça.
O grão de mostarda é a menor das sementes; Jesus queria que seus discípulos entendessem que mesmo uma semente tão pequena é capaz de produzir um grande resultado.
A operação divina é o elemento que promove o crescimento do Reino de Deus.
O reino de Deus surge do nada para demonstrar a plenitude do poder divino. Isto equivale dizer que a igreja, como grão de mostarda,surpreendeu o mundo com sua mensagem e com o seu poder irresistível no Espírito Santo.
No começo, seu desenvolvimento foi vagaroso por causa das dificuldades a serem vencidas, tanto em relação aos inimigos do reino, quanto à negligências dos lavradores.
Mas como a semente é realmente pequena a menor de todas; mas crescendo, é a maior das plantas e faz-se uma árvore.(Mateus 13;32).O poder da fé: Em outro evento, Jesus usou a figura do grão de mostarda, para ilustrar o poder misterioso da fé.(Mateus 17;20)
E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.A dificuldade dos discípulos em curar o menino; deus a Jesus a oportunidade não só de expulsar o demônio que oprimia a criança,como também de mostrar-lhes que a fé é produtiva quando procede de Cristo.
Está posta em ação, como confiança absoluta em Deus, segundo a sua Palavra

Voltando ao grão de mostarda:Vejamos sua características.

O campo de semeadura: O mundo, onde foi semeado o Evangelho.
Atos 1;15 a 16—Mediante a ação do Espírito Santo, imediatamente cresceu e multiplicou-se para quase três mil almas.No cumprimento da Grande Comissão, os discípulos, já revestido de poder do alto, mostraram haver aprendido as lições da parábola do grão de mostarda.O crescimento de uma árvore: É lento e progressivo; o de uma hortaliça, como a mostarda, é rápido e passageiro, porque esta vive apenas o suficiente para produzir flores e semente.
Quando Jesus semelhou-se o Reino de Deus a um grão de mostarda, sugeriu que, assim como a semente desta hortaliça desenvolve com muito vigor e misteriosamente, o reino de Deus, através da Igreja, expandir-se-ia e surpreenderia o mundo apesar de seu inicio pequeno e humilde.

Ameaças ao crescimento: No campo temos sempre problemas;
Recepção—absorção—e crescimento da semente lançada.
Cada problema tem que ser encarado pelo agricultor, pois conforme diz a Bíblia: O que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.1CO 3:8 Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.

Em sentido geral, a Igreja é o grão de mostarda semeado que se desenvolveu e tornou-se uma grande árvore. Nesta parábola, o campo é um sistema de ação demoníaca comandado pelo diabo, pois sabemos que somos de Deus e que o mundo está no maligno.(1 João 5;19)
Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.

A carne,o mundo, o diabo e o pecado; são as dificuldades ao desenvolvimento do Reino de Deus
1JO 2:16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
1JO 2:17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Não podemos esquecer-nos de que, o campo de boas sementes, vem o inimigo e semeia o joio.

As aves do céu:Mas crescendo, é a maior das plantas e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu e se aninham nos seus ramos.
A luz do contexto desta parábola. As aves do céu podem simbolizar tanto cuidado e proteção para pessoas sem rumo como também a ação do mal contra a Igreja  tentando roubar as sementes…