Cansado de "igreja"

² "Que grande inutilidade! ", diz o Mestre. "Que grande inutilidade! Nada faz sentido! "

³ O que o homem ganha com todo o seu trabalho em que tanto se esforça debaixo do sol?

⁴ Gerações vêm e gerações vão, mas a terra permanece para sempre.

⁵ O sol se levanta e o sol se põe, e depressa volta ao lugar de onde se levanta.

⁶ O vento sopra para o sul e vira para o norte; dá voltas e mais voltas, seguindo sempre o seu curso.

⁷ Todos os rios vão para o mar, contudo o mar nunca se enche; ainda que sempre corram para lá, para lá voltam a correr.

⁸ Todas as coisas trazem canseira. O homem não é capaz de descrevê-las; os olhos nunca se saciam de ver, nem os ouvidos de ouvir.

⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.

¹⁰ Haverá algo de que se possa dizer: "Veja! Isto é novo! "? Não! Já existiu há muito tempo; bem antes da nossa época. 

Eclesiastes 1:2-10

O escritor de eclesiastes, o famoso rei Salomão, descreveu nesse livro sob uma visão bastante pessimista que toda a sua vida foi um grande esforço inútil. 

Tirando tudo o que sabemos dos erros de Salomão, que teve entre esposas e concubinas 1000 mulheres e que por causa das riquezas e dessas mulheres se inclinou para a idolatria, vemos um homem que ao fim da vida se arrependeu e voltou a buscar  o Deus que tinha lhe dado tudo o que tinha.

Minha vida em nada se assemelha a vida de salomão. Não sou de familia nobre, esposo de uma só mulher a vida toda, luto a cada dia pelo meu sustento. A vida inteira servindo a um único Deus, cristão desde a pré-adolescência.

Mas a conclusão que chego é semelhante a  que ele chegou. Em termos de estruturas humanas, nada muda! Não há nada novo. mudam-se os rótulos, mas o conteúdo é mesmo. Meu coração anseia por uma experiência simples, como digo a anos, "simplesmente cristã e nada a mais".

Desde o meu batismo em 1987 e agora, já são 36 anos e posso dizer que já ví de quase tudo presencialmente em igrejas. Ví gente simples que serve a instituições pensando servir a Deus, vi gente sendo servida como se fosse "um deus" ví gente se sentindo um "semi-deus". Ví gente entrando e saindo das igrejas, vi gente crendo e descrendo. 

Ví promessas não cumpridas, ví traições, intrigas, acepção de pessoas por vários motivos, ví hipocrisia nas mais diversas matizes. Vi gente preferida e gente ferida por ser desprezada e esquecida.

Hoje tenho uma visão niilista da igreja como organização humana e  ainda assim percebo que Deus exige que nos relacionemos com pessoas nesse agrupamento de imperfeitos pecadores, que são essencialmente as mesmas pessoas, mas agora debaixo da promessa de perdão e salvação, algumas lutando para melhorar, outras nem tanto. 

O quê espero da igreja local como instituição? Nada!

Nesse momento que voltei a frequentar uma igreja local, com o olhar crítico de quem passou a vida estudando igreja e comportamento de seus participantes, não espero nada além de cultuar  a Deus e conhecer pessoas com o mesmo objetivo espiritual para desenvolver uma vida espiritual saudável e edificante.

Aprendi desde cedo a separar Deus de seus discípulos, mas é impossível ter uma união fraternal sem olhar esses dois aspectos do cristianismo; a cruz tem duas direções: haste vertical, que liga Deus ao homem e haste horizontal que liga o homem ao homem. o primeiro aspecto é relativamente fácil. Deus fez o impossível para conseguir essa ligação, oferecendo Cristo na cruz. o aspectro horizontal é um exercício difícil, quase impossível. Amar o próximo mais do que a nós mesmos, mas na medida que Cristo nos amou. "

"¹² O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

¹³ Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

¹⁴ Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando."João 15:12-14

Como estamos distantes disso! Como muitas vezes as instituições me fizeram ser radicalmente distante desse objetivo, sendo obrigado a ver  pessoas como número e vendo número como objetivo. Como fui cobrado por resultados e sabia que o Reino de Deus não se trata disso!

Hoje, a última coisa que quero é voltar a viver esse tipo de experiência. Difícil pra mim é saber se no final das contas, as pessoas passaram a normalizar isso e dizer: "sempre foi assim", e aí replicarem sempre os mesmos erros.

É disso que estou de fato,cansado e ansioso para construir algo totalmente diferente !


Claudiney Duarte