louvor a Deus- algumas instruções

LOUVOR A DEUS- ALGUMAS INSTRUÇÕES.

Algumas instruções importantes para aqueles que pretendem ser adoradores do SENHOR.

Embora a palavra louvor possa na língua portuguesa significar elogio, na Bíblia ela assume o significado de bendizer, dar graças, adoração. Nesse sentido ela só pode ser atribuida a Deus. Podemos fazer menção honrosa a amigos, parentes etc porém, adoração é algo que só Deus é digno. Em 2 Co 10.12 diz: “ Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos.” Com certeza, aqueles que a si mesmos prestam louvor correm o risco de ser apontados como narcisistas ou adoradores do ego.

A nossa adoração a Deus deve ser vertical, assim, aqueles que procuram realizar belas celebrações com o objetivo de demostrar a outros a capacidade intelectual, o preparo da voz ou instrumentos não passam de acendedores de fogo estranho , ( Lv 10.1,2 ) não entendendo que Deus primeiro se agrada do ofertante para depois se agradar da oferta.( Gn 4.4,5 ). Não é o fato da música em si, mas como se aplica aquele louvor a vida, pois cristianismo não é uma religião de dogmas pregados no domingo e esquecidos na segunda-feira, mas uma fé viva que só tem sentido se mudar o meu jeito de ser.

MOTIVOS PARA LOUVAR A DEUS.

Deus é Bom! 1 Cr 16.34 “ Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom; porque sua misericórdia dura para sempre.” Não é pelo milagre de hoje, nem pelo bolso cheio, nem por qualquer outra coisa pois o cristão é ensinado a buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e então todas as outras coisas serão acrescentadas. ( Mt 6.33 ). Mesmo que as coisas pareçam difíceis, é necessário permacer fiel as suas promessas, manifestando louvor naquele que é bom, e seu amor dura para sempre.

EXALTAR O SEU PODER! Sl 21.13 “ Exalta-te, SENHOR, na tua força! Nós cantaremos e louvaremos teu poder.” Quando Deus criou o homem, ele o fez como coroa da criação. Deus havia criado todas as coisas pela palavra de seu poder ( Sl 33.6 ), porém quando criar o homem, o Deus Altíssimo se inclina à Terra e resolve sujar as mãos de barro para criar um ser a sua imagem e semelhança ( não física, pois Deus não se prende a forma física, mas moral, pois colocou nele do seu Espírito ) que pudesse admirar as obras da mão de Deus e assim, através da adoração exaltar o poder de Deus. Hoje através de Cristo temos a imagem moral de Deus resgatada em nós através da adoção ou filiação ( feitos filhos de Deus ), da justificação ( perdão dos pecados), da regeneração ( feitos semelhantes a Cristo ), e da Santificação ( sem a qual ninguém verá o SENHOR ) para que possamos admirar as suas obras e anunciá-las.

PARA LIBERTAÇÃO! Em 1 Sm 16.22,23 temos o relato de um homem atormentado por espíritos malignos e que só lhe voltava a paz quando era tocada a Harpa em adoração a Deus. Saul a muito havia deixado se apossar por demônios pois sua vida não estava direcionada ao louvor de Deus. Ele muito se irritava quando as mulheres exaltavam as vitórias de Davi. É bem certo que Satanás não necessita louvor para sí, porém seu objetivo principal ainda é impedirque o SENHOR seja glorificado. Quando alguém permite abrir espaço em seu coração para verdadeira adoração, não há mais espaço para possessão maligna.

PARA TESTEMUNHO. Sl 105.1,2 “ Rendei graças ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei conhecidos entre os povos os seus feitos. Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; narrai todas as suas maravilhas.” Adoração também é para testemunho, pois afinal, foi através da adoração que no dia de pentecostes o Espírito Santo usou os cristãos ali reunidos para anunciar os feitos do SENHOR a todas as pessoas ali reunidas. “ ...Como ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?” At 2.11. O verdadeiro adorador deseja ir mais longe do que um culto celebrativo, mas deseja avançar e conquistar novos adoradores para o SENHOR; desta forma, ele também anuncia a Cristo enquanto louva.

PARA NOS APRESENTAR DIANTE DO SENHOR: Sl 100.2 “ Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.” No velho testamento, a forma de obter acesso a presença de Deus era através do sacerdote e de sacrifícios que tinham caracteristicas de uma cobertura espiritual transitória, que era símbolo do permanente que é Cristo “ Assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.” Hb 9.28. Hoje, temos acesso pela fé a esta graça divina que nos dá o direito de acesso ao Pai e adorarmos no Santo dos Santos. Hoje o sacrifício que prestamos a Deus é o sacrifício de Louvor “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.” Hb 13.15.

COMO DEVEMOS LOUVAR?

DE FORMA VOLUNTÁRIA. “... E o povo se ofereceu voluntariamente, bendizei ao SENHOR.” Jz 5.2b A adoração a Deus exije espírito voluntário, pois se não for assim, não passa de prática liturgica vazia e sem vida.

É claro que levantar mãos, bater palmas, pular, dançar, se alegrar pode achar espaço na celebração ao SENHOR, porém vemos em alguns cultos a insistência de quem está dirigindo o louvor para bater palmas ou levantar mãos. Oconvite não está errado, errado seria fazê-lo apenas para atender uma “ estética” do culto. Não devemos agir diante de Deus de maneira hipócrita, celebrando com o corpo, mas com o coração distante daquilo que estamos proclamando com os lábios.

COM UM NOVO LOUVOR.Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte

e com júbilo.” Sl 33.3. A apresentação diante do SENHOR deve ser feita de forma que meu louvor de hoje deve incluir algo novo diante de Deus; Charles Wesley tinha sempre um novo cântico para apresentar ao SENHOR. O que ministra o louvor a Deus deve se aperfeiçoar no ministério de forma que torne-se alguém que oferece a Deus o melhor.

COM PALMAS, INSTRUMENTOS E ALEGRIA. Textos Bíblicos como

salmo 150.4, salmo 147.7, salmo 9.1,2, salmo 47.1 nos dão dicas sobre a forma de louvar.

QUANDO LOUVAR? Bendirei o SENHOR em todo tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios.” Nós somos chamados por Deus para todos os momentos nos apresentar de forma a adorá-lo. Adoração não é apenas cantar, mas manifestar a Deus também em palavras e ações.

QUEM DEVE ADORAR A DEUS? Toda as obras da criação de Deus são chamadas a adorá-lo, porém só nós e os anjos podemos fazê-lo de forma inteligente. Sl 71.22, Sl 148.2,3 , Sl 150.6.