“No essencial, unidade. No não essencial,liberdade. Em tudo, amor”

            Para minha surpresa, depois de mais de 30 anos acreditando que esse provérbio tinha origem em  Agostinho de Hipona ( S. Agostinho), descobri ao preparar esse texto que na verdade tem origem Luterana,  sendo registrada como uma máxima Pietista e daí passando através de Jonh Wesley ao Metodismo.

             Esse provérbio nesses dias tem  me feito refletir muito sobre de onde venho, quem sou,  o que creio, minha bagagem de crenças, esperanças e o quanto ao longo dos anos tenho sofrido por simplesmente ser eu mesmo.

              Nesse texto não vou contar muitos detalhes sobre mim pois essa apresentação já fiz nesse site. Trata-se aqui não de uma apologia de mim mesmo, mas uma crítica ao empacotamento que tentam fazer conosco ao entrar em muitas  igrejas, tentando uniformizar um pacote de crenças.

              Passei muitas transformações ao longo dos anos, mas aquilo que julgo essencial na minha fé permanece imutável desde cedo e como sofri por isso!

              As doutrinas essenciais da fé cristã, conforme estão no credo apostólico são dogmas para qualquer cristão, seja ele católico, ortodoxo ou protestante:

"Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra. Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja de Cristo; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém."

           Mas as não essenciais, são aquelas onde não há concordância.  Aí que mora o problema.  As divisões no cristianismo  surgiram de coisas não essenciais. A exclusão de pessoas de algumas comunidades ou ainda a marginalização se dá  muitas vezes por diferenças tão pequenas, mas a hipocrisia é que muitas vezes se exclui alguém mas quanto o púlpito é oferecido, aí deixa de ser problema e se faz vista grossa ao que antes era problemático.

              Vou dar um exemplo: quando saí da Metodista para a Assembleia de Deus, não precisei batizar pois já era batizado por imersão, mas minha esposa teve que ser rebatizada pois o batismo por derramamento, como é praticado em algumas igrejas não é aceito lá. Mas como um Metodista prega em uma igreja Assembleia de Deus?

              O mais estranho disso tudo é que logo fui conduzido ao ministério de ensino e assumi a formação de novos membros da igreja, embora sobre constante vigilância. ( rs, rs )

               Dentro de algum tempo foi o fato de meu perfil  metodista que levou a condição de dirigente de uma igreja assembleia de Deus que na época tinha 73 anos de fundação e que buscava um dirigente com um perfil menos "pentecostalizado".

               Ocupava eu a função de professor da EETAD na igreja sede do ministério, mas por uma divergência ridícula em uma aula de escatologia foi retirado da função. Detalhe: qual era a divergência? segundo o livro texto, ao ser arrebatada a "igreja", as pessoas que tivessem ficado para trás se arrependeriam e teriam que dar a vida para não serem marcados pela "besta". Ora, eu não discordei do arrebatamento, muito menos da volta de Jesus, mas apenas da situação de quem não foi arrebatado. Na minha opinião, segundo o texto; "

⁸ E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;

⁹ A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,

¹⁰ E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.

¹¹ E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;

¹² Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.  2 Tessalonicenses 2:8-12

              DISSE À ÉPOCA: Não existe meio salvo.  Ou é salvo ou não é. Não existe segunda chance pra quem teve chance de ser salvo e não creu, a semelhança da morte, que não há segunda chance.  Segundo o texto, quem não creu será enganado pela falsa religião e apenas quem não pôde receber o evangelho antes do arrebatamento poderia crer no evangelho eterno "⁶ E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,⁷ Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. "Apocalipse 14:6,7.

               Escatologia é matéria especulativa, mas bastou pra rotular como alguém inapto pra ensinar teologia naquela escola.

               Vários anos mais tarde, decepcionado com a Assembleia de Deus , estava a procura de uma igreja pra apenas cultuar a Deus. Me deparei com a Presbiteriana, que frequentei por alguns meses em paz, até ser chamado pra uma conversa, pois ex-pastor de linha teológica diferente sempre é um problema...  é claro que não deu certo!

               Nas palavras de um ex presidente da república...   "as minorias tem que se curvar às maiorias..."

              PARA DEIXAR REGISTRADO AQUI 

ALGUMAS ÊNFASES DA MINHA FÉ PESSOAL:

CREIO QUE A SALVAÇÃO É OFERECIDA A TODOS  ATRAVÉS E UNICAMENTE POR JESUS CRISTO:

¹¹ Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,

¹² Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,

¹³ Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;  Tito 2:11-13

QUE A ESFERA DE SERVIÇO NA IGREJA É O SACERDÓCIO DE TODOS OS CRENTES E NÃO DE UMA ELITE SACERDOTAL:

³ Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.

⁴ Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função,

⁵ assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.

⁶ De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

⁷ se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;

⁸ ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria. 

Romanos 12:3-8

QUE PRA DEUS SÓ EXISTE DUAS ESFERAS DE ORGANIZAÇÃO DA IGREJA: A IGREJA LOCAL E A IGREJA UNIVERSAL:

igrejas locais:

" As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa". 1 Coríntios 16:19

igreja universal:

⁴ Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

⁵ um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

⁶ um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.  Efésios 4:4-6

QUE OS MINISTÉRIOS DA IGREJA DEVEM SER ORGANIZADOS PELOS DONS RECEBIDOS, NÃO POR MÉRITOS PESSOAIS OU HIERARQUIAS.

¹⁰ Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. ¹¹ Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.  1 Pedro 4:10,11

²⁴ E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior.

²⁵ E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores.

²⁶ Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. Lucas 22:24-26

⁶ De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

⁷ se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;

⁸ ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria. 

Romanos 12:6-8

QUE OS DONS EXISTENTES NA IGREJA PRIMITIVA CONTINUAM OPERANTES, TENDO EM VISTA QUE ESTAMOS DEBAIXO DA MESMA DISPENSAÇÃO.

⁵ Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias.

⁶ Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel?

⁷ Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade.

⁸ Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.  Atos 1:5-8

QUE NÃO DEVE HAVER DISTINÇÃO ENTRE CLERO E LEIGOS.

² Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus.

³ Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam.

⁴ Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.

⁵ Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos;

⁶ gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas,

⁷ das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Rabi.

⁸ Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos.

⁹ E a ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus.

¹⁰ Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso Guia, que é o Cristo.

¹¹ Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo.

¹² Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.  Mateus 23:2-12

QUE AS OBRAS EMBORA NECESSÁRIAS A MANIFESTAÇÃO VISÍVEL DA FÉ, NÃO SÃO FATOR DE SALVAÇÃO.

⁸ Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;

⁹ não vem das obras, para que ninguém se glorie.  Efésios 2:8,9

QUE IGREJA NÃO DEVE HAVER DISTINÇÃO EM LUGARES DE ASSENTO, OU ROUPAS, OU OUTRO FATOR QUE FAÇA DISTINÇÃO ENTRE PESSOAS.

¹ Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.

² Porque, se entrar na vossa reunião algum homem com anel de ouro no dedo e com traje esplêndido, e entrar também algum pobre com traje sórdido.

³ e atentardes para o que vem com traje esplêndido e lhe disserdes: Senta-te aqui num lugar de honra; e disserdes ao pobre: Fica em pé, ou senta-te abaixo do escabelo dos meus pés,

⁴ não fazeis, porventura, distinção entre vós mesmos e não vos tornais juizes movidos de maus pensamentos?  Tiago 2:1-4

QUE EMBORA A VOLTA DE JESUS SEJA DOUTRINA FUNDAMENTAL, A QUESTÃO NÃO É O TEMPO OU A FORMA, MAS COMO ME PREPARO PRA ISSO.

³⁷ Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.

³⁸ Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca,

³⁹ e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem.

⁴⁰ Então, estando dois homens no campo, será levado um e deixado outro;

⁴¹ estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma e deixada a outra.

⁴² Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor;

⁴³ sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.

⁴⁴ Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.  Mateus 24:37-44

QUE A FORMA DE BATISMO NÃO É IMPORTANTE, MAS A MOTIVAÇÃO EM SI, DESDE QUE RESPEITADO A FORMA BÍBLICA TRINITÁRIA.

¹⁹ Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

²⁰ ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até 

²⁰ a consumação dos séculos.  Mateus 28:20 

³³ Tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes as feridas; e logo foi batizado, ele e todos os seus.

³⁴ Então os fez subir para sua casa, pôs-lhes a mesa e alegrou-se muito com toda a sua casa, por ter crido em Deus Atos 16:33,34

QUE O ANTIGO TESTAMENTO  É PALAVRA DE DEUS, MAS SENDO VISTA POR NÓS COMO PASSADO, E O NOVO  TESTAMENTO COMO PRESENTE E FUTURO, PORTANTO, FALA A NOSSOS DIAS DE MANEIRA MAIS COMPLETA E EFICAZ.

¹⁰ Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

¹¹ É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé;

¹² ora, a lei não é da fé, mas: O que fizer estas coisas, por elas viverá.

¹³ Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

¹⁴ para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito.

¹⁵ Irmãos, como homem falo. Um testamento, embora de homem, uma vez confirmado, ninguém o anula, nem lhe acrescenta coisa alguma.

¹⁶ Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo.

¹⁷ E digo isto: Ao testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não invalida, de forma a tornar inoperante a promessa.

¹⁸ Pois se da lei provém a herança, já não provém mais da promessa; mas Deus, pela promessa, a deu gratuitamente a Abraão.

¹⁹ Logo, para que é a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador.

²⁰ Ora, o mediador não o é de um só, mas Deus é um só.

²¹ É a lei, então, contra as promessas de Deus? De modo nenhum; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.

²² Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem.

²³ Mas, antes que viesse a fé, estávamos guardados debaixo da lei, encerrados para aquela fé que se havia de revelar.

²⁴ De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados.

²⁵ Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.

²⁶ Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

²⁷ Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.

²⁸ Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

²⁹ E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gálatas 3:10-29

QUE AS EPÍSTOLAS SÃO PARA NÓS NORMATIVAS DE FÉ, TENDO EM VISTA QUE FORAM ESCRITAS PARA OS CRISTÃOS EM TODAS AS ÉPOCAS E LUGARES.

² e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.  Atos 2:42

¹⁵ e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;

¹⁶ como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição.  2 Pedro 3:15,16

QUE O CULTO SERVE A DEUS, E PORTANTO NÃO É ENTRETENIMENTO, NEM DEVE SERVIR PARA AGRADAR QUALQUER PESSOA.

¹ Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

² E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

³ Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um  Romanos 12:1-3

QUE A SALVAÇÃO É DOM DE DEUS, PORTANTO ENQUANTO MANTIVER MINHA FÉ NELE, NÃO DEVE TEMER PERDÊ-LA.

¹ Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor.

² Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto.

³ Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.

⁴ Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.

⁵ Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.  João 15:1-5

 QUE A UNIÃO ENTRE FÉ E POLÍTICA SEMPRE É DANOSA PRA FÉ, CONFORME 20 SÉCULOS DE HISTÓRIA CRISTÃ DEMONSTRAM.

³⁶ Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; entretanto o meu reino não é daqui.  João 18:36


1 Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;

3 porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Colossenses 1.1-4


Sobre cada aspecto desses e muitos outros aspectos de minha fé pessoal vou discorrer aqui  mais detalhadamente em outros momentos.

Esses aspectos da minha fé pessoal se chocam muitas vezes com práticas dos lugares por onde passei, mas não posso deixar de ser, pensar e manifestar a fé que desenvolvi ao longo de anos, fruto de estudo bíblico e observação empírica.


Claudiney Duarte