a mulher adúltera

JOÃO 8:1-11

8:2 - E cedo pela manhã, ele veio de novo ao templo,… O que mostra sua diligência, constância, e assiduidade, em sua obra ministerial, bem como a sua coragem e intrepidez; sendo destemido de seus inimigos, embora sendo cauteloso para não dar nenhum razão para 8:1 Jesus foi ao Monte das Oliveiras. Que se situa ao leste de Jerusalém, cerca de uma milha de lá; Cristo foi a esse lugar na noite do último dia da festividade dos tabernáculos; Jesus deve ter ido ao monte para orar como de costume.

eles lhe pegarem antes do seu tempo:
E todas as pessoas vinham a ele;… Que também mostra a diligência e constância dos ouvintes, que estavam desejosos de ouvi-lo, e estavam logo cedo no templo para esse propósito, e isso em grande número:
E ele sentou e começou a ensiná-los;… Ele sentou, como era de costume;  em Mat. 5:1; e ensinou a eles como tendo autoridade, e tal doutrina, e de tal maneira, como nunca homem algum fez; com toda plenitude, confiança, e liberdade.
8:3 E os Escribas e Fariseus,… Os membros do Sinédrio, que tinha sido tão miseravelmente desapontados o dia anterior, e não tinha diminuído nem um pouco de sua constância iníqua, buscando todas as oportunidades para enlaçar a Cristo; achando eles que tinham encontrado algo que poderia enlaçá-lo, e trazê-lo em desgraça ou perigo, e persegui-lo.
Trouxeram a ele uma mulher apanhada em adultério;… Que, como alguns acham, tinha sido apanhada no dia anterior, em uma de suas tendas;

8:4 - Eles disseram a ele: Mestre,… Eles aplicaram a Jesus um título belo e respeitoso para melhor esconder suas intenções iníquas:
Essa mulher foi apanhada em adultério;… Por duas pessoas pelo menos, que poderia ser testemunhas do caso; caso contrário, a acusação não seria legal; veja Deut. 19:15; embora que, no caso de um esposa suspeita de adultério, eles permitiam uma única pessoa como válida (f):
Bem no ato;... Ou “no próprio furto”, pois adultério é um furto; é se apropriar de algo que pertence de direito a outra pessoa; veja essa palavra sendo usada no mesmo sentido em Heliodor, l. 1. sec. 11.
8:5 - Moisés, na lei, nos ordena que tal pessoa seja apedrejada,… Mas, o que dizes tu? Concorda com a lei de Moisés, ou não?
8:6 - Isso eles diziam para tentá-lo,… Porque eles trouxeram esta mulher, e a expôs desta maneira, não por causa da aversão deles e ódio ao pecado; nem eles puseram a anterior pergunta a Cristo, do grande respeito deles pela lei de Moisés; o qual em muitos exemplos, e também nesse, eles, em uma grande medida, faziam nulo, pelas suas tradições; Mas qual seria o pensamento de Cristo, se à lei de Moisés é que seria assistida, ou se ele proporia outra regra? e a visão deles nisto era...
Para que eles pudessem acusá-lo;… Se ele concordasse com Moisés, então eles o acusariam ao governante Romano, por condenar uma pessoa à morte, que pertencia a ele fazer isso; ou, então, eles iriam culpá-lo de severidade, e agindo inconsistentemente com ele mesmo, que recebia essa sorte de pecadores, e comia com eles; e tinha declarado que os publicanos e as meretrizes iriam entrar no reino dos céus, enquanto que nem os fariseus nem os escribas iriam entrar; e se ele fosse discordar de Moisés, então eles iriam condená-lo diante do povo como um inimigo de Moisés e sua lei.
Mas Jesus se abaixou e, com seu dedo, escrevia no chão;… Alguns pensam (o) que ele escrevia legivelmente os pecados dos acusadores da mulher;  é mais provável que Cristo tenha se colocado de propósito dessa posição, como se ele estivesse ocupado com outras coisas, e não dava importância ao que eles diziam, para mostrar que o assunto que eles estavam trazendo para testá-lo era algo indigno de importância
[Embora eles não o ouvisse];… Assim, quando eles continuaram perguntando a ele,… Pois observam que ele se colocara em tal postura, eles concluíram que eles tinham lhe deixado pensativo e perplexo, e que ele não sabia o que dizer; e, portanto, eles ficaram mais ansiosos por uma resposta rápida, esperando que eles se aproveitassem disso para a sua vantagem; e que eles deviam ser capazes de expô-lo, e para que a sua contradição fosse mostrada publicamente:
Ele se levantou e disse a eles;… Tendo se erguido, ele olhou atentamente para eles, e retornou a eles com essa resposta sábia para a confusão deles:
Aquele que não tiver pecado entre vós;… Querendo dizer, não que estivesse inteiramente livre de pecado, no coração, nos lábios, e vida; pois não havia pessoa assim; o homem mais piedoso na vida, nesse sentido, ainda assim não está livre de pecado; que era nesse período um pecado muito prevalecente, e até mesmo entre os doutores; portanto, nosso Senhor chama essa geração de adúltera, Mat. 12:39; e que era literalmente verdade entre eles; com isso com para com Rom. 2:22.

Que atire a primeira pedra;… Aludindo a lei em Deut. 17:7, que requeria as mãos das testemunhas fossem as primeiras pessoas a entregá-la a morte;  vers 8 E, de novo, ele ficou de pé e escreveu no chão. 8:9 - E aqueles que ouviram isso,…
Sendo convictos de sua própria consciência;… Que eles não estavam sem pecados,
Foram embora um a um;… Do templo, em uma maneira privada, e da forma mais discreta que eles podiam:
Começando do mais velho: que devia ser o mais culpado; por ser o mais sábio e sagaz:
Até o ultimo;…
E Jesus foi deixado sozinho;… Não por seus discípulos, nem a multidão, mas seus antogonistas, que vieram testá-lo e enlaçá-lo: pois segue:
E a mulher estando no meio;… Ou seja, da companhia como antes.


 8:10 - Quando Jesus tinha se levantado,… Da terra, da qual ele havia ficado de pé, de onde ele estava escrevendo:
E não viu ninguém a não ser a mulher;… Ou seja, ninguém daqueles que tinha trazido a mulher lá, e tinha a acusado:
Ele disse a ela: mulher, onde estão teus acusadores?
Nenhum homem te condenou? Nenhum homem te fez o que eu propus? Nenhum deles apanhou uma pedra e atirou em ti? Não havia nenhum deles livre de pecado? Nenhum homem foi capaz de executar essa sentença?
8:11 - Ela disse, ninguém, Senhor,… Ninguém me disse uma palavra, ou levantou sua mão contra mim, ou moveu uma pedra a mim:
E Jesus disse a ela: nem eu te condeno;… Jesus declarou contra seu pecado, e chamou ela ao arrependimento, e disse-lhe:
Ide e não peques mais;... Para que, como ele disse ao homem que ele curou na piscina de Betesda, uma coisa pior devesse acontece a ela. Portanto, o judeu (s) não tem nenhuma razão para contestar a esta conduta de Cristo, como se ele agisse ao contrário da lei de Deut. 13:5. "Deves eliminar o mal do teu meio";  deveria ser observado, que nosso Senhor manifestou uma consideração, até mesmo para a lei de Moisés, quando ele licitou os acusadores desta mulher que estavam sem pecado, a lançar a primeira pedra nela; ele não apoiou o pecado, ele reprovou-o plenamente; nem ele negou que ela devesse sofrer de acordo com a lei de Moisés, mas, antes, sugere que ela deveria; mas a chamou ao arrependimento, e, como o Salvador misericordioso e compassivo que era, deu razão para ela esperar o perdão e vida eterna.