temor e humildade

 link para o índice do blog


Miquéias 6.8,9  “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?

 A voz do Senhor clama à cidade, e o que é sábio temerá o teu nome. Escutai a vara, e quem a ordenou.”


Temer  a Deus é um princípio fundamental da fé cristã, andar humildemente diante de Deus é parte executiva desse temor, pois aquele que teme ao Senhor anda em seus caminhos, sabendo que não cabe ao servo questionar a vontade de seu Senhor. Embora para nosso mundo pós-moderno, em que vivemos uma fase chamada por uns de "modernidade líquida" ( LINK PARA ENTENDER O TERMO) em que cada um tem suas próprias verdades e prioridades, e Evangelho como contracultura propõe como verdadeira sabedoria submeter-se  a Deus.


Ao resolver submeter-se a Deus, o questionamento que pode ser feito é: Qual o resumo inicial para saber qual a vontade de Deus? 


A primeira coisa nesse texto é uma busca de aperfeiçoamento de caráter. ser alguém que pratique a justiça, denunciando as práticas de exploração humanas existentes a sua volta, e tentando corrigir, caso procedam de sí mesmo. Assim procedeu Zaqueu quando teve um encontro com Jesus. "Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais". 


Outra coisa que o texto nos leva  a refletir é como amar a benignidade. benignidade é o caráter de quem é benigno. segundo o dicionário quem é benigno:


Pv 15.33 "O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade. 

As promessas de Deus são para os humildes e a destruição e desprezo para os arrogantes."

Pv 18.12"O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade."

 

Promessas de Deus para  os fiéis.


Pv 22.4"O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, honra e vida."

 

O conhecimento humano que despreza o temor de Deus torna-se loucura aos olhos de Deus.


Pv 1.7 "O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução."

 

Não há nada a ser invejado em uma vida ausente de Deus. Todos os prazeres, conquistas e vitórias alcançadas longe de Deus são transitórias e todo pecado receberá a justa retribuição. A permanência no temor garante a presença e as bênçãos de  Deus  em nossa vida.Tenho visto em muitos cristãos hoje uma visão de mundo totalmente secularizada, onde a busca por riquezas tornou-se sua verdadeira religião, e com objetivo de alcançar sucesso exploram o trabalho alheio, mentem, trapaceiam, entram em relacionamentos sejam de trabalho ou ainda sentimentais que não glorificam a Deus. 

Pv 23.17 "O teu coração não inveje os pecadores; antes permanece no temor do SENHOR todo dia."


 Conclusão:

Deus procura pessoas que esvaziem-se de si mesmas, busquem sedentamente a vontade dele, procurem viver em fidelidade e temor, amando a Deus com todo o coração e forças.

Claudiney Duarte