igreja com ou sem propósito?

A alguns anos um livro fez um grande alvoroço no meio evangélico:  Igrejas com propósito, de Rick Warren.

O LIVRO É UM LIVRO DE AJUDA PARA PASTORES ALCANÇAREM  SUCESSO NO CRESCIMENTO DE IGREJAS.


Esse post não é para falar do livro, embora o ponto de partida começa um uma citação dele:

"Busque respostas para quatro perguntas:

Enquanto você revê o que a Bíblia diz sobre a igreja, tente achar as respostas às perguntas relacionadas a seguir. Quando for responder, concentre-se na natureza e na missão da igreja.

1. Por que a igreja existe?

2. O que devemos ser como igreja? (Quem e o que somos?)

3. O que devemos como igreja? (O que Deus quer que façamos no mundo?)

4. Como vamos fazer isso?"

 ( uma igreja com propósitos, página 88 )


 Minha área de pós graduação é um MBA em comunicação e marketing, e de fato há muito de marketing na estratégia acima.

Aprendi uma ferramenta de análise chamada análise  SWOT.

A Análise SWOT é uma ferramenta clássica da administração que significa em inglês:  Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades para o negócio) e Threats (ameaças para o negócio). O objetivo da análise SWOT é identificar e listar todos os pontos fortes, pontos fracos, as oportunidades e as ameaças de uma empresa. O benefício da Análise SWOT é fornecer uma lista concreta de informações valiosas para que o empreendedor organize um plano de ação para reduzir riscos e aproveitar oportunidades.

           Basicamente o que Rick Warren propõe é isso.

            -Quais são os pontos fortes da igreja? Bem localizada? Em uma comunidade carente? Templo próprio? Membresia sustenta os custos com folga ou a igreja necessita de ajuda externa? Pessoas envolvidas diretamente no serviço ou membros apenas passivos?...

              -Quais são os pontos fracos da igreja? Dificuldade de acesso? Divisões internas? Escândalos recentes? Imaturidade dos membros?.... 

               -Oportunidades: local com poucas igrejas, escolas abertas para atividades sociais da igreja, pessoas disponíveis para programas de voluntariado....

                Ameaças: As ameaças podem ser de ordem interna e externa. Geralmente, tratando-e de igreja há mais ameaças internas do que externas que podem ser partindo de disputas por cargos e funções, disputas doutrinárias, rebeldia em relação a lidferança, apatia dos membros.

                 Utilizando-se do modelo proposto por Warren, levantando essa análise e questionando as questões propostas por ele, mpodemos identificar que tipo de igreja a igreja é e que tipo de igreja pretende ser.

                  Há igrejas com propósito e igrejas sem propósito. Há igrejas onde o propósito é bíblico e onde o propósito é outro...

                 Que a igreja deve ter propósito, creio, é senso comum, porém como já dito, há igrejas sem propósito. Uma igreja sem propósito é como uma pessoa que já desistiu de viver, fica esperando a morte. Uma igreja sem propósito existe apenas por existir. Como alguém que veio ao mundo e como tem medo de morrer; vive. Se reúne semanalmente (algumas nem isso mais), recolhe dízimos, mantém o templo aberto nos horários de culto e só. Tem aparência de que vive, mas já está morta. "E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto." Apocalipse 3:1

                  Uma pessoa viva ela tem projetos, aspirações, sonhos, erra, acerta, se alegra, se frustra, etc. está sempre aprendendo coisas novas, sempre ensinando algo a alguém, sempre se modificando, sempre produzindo algo.

                   Uma igreja com propósitos é exatamente assim. Sempre em transformação. Sonha crescer, sonha evoluir, e pra isso faz projetos, os executa. Alguns dão resultado, outros não, mas não desiste.

                    Eu tive covid. fiquei 15 dias fechado em um quarto junto com  minha esposa. durante esse período quase não consegui me alimentar. me levantava apenas para buscar  minha alimentação na porta ou usar o banheiro. emagreci 15 quilos em 15 dias, perdi basicamente massa muscular e se instalou uma diabetes tipo 2 e engordei. passado um tempo, resolvi fazer algo. Entrei para uma academia onde minha esposa já treina a mais tempo fazendo treino funcional. Aos poucos estou recuperando minha massa muscular e creio até que em partes já está maior do que antes. Mas é um desafio a cada dia. A intensidade dos exercícios aumenta, o nível de dificuldade também e a carga nem se fala. É o preço a ser pago para recuperar a saúde. Igreja, como um organismo espiritual e social é semelhante. Esse exercício proposto no livro é fundamental para a saúde da igreja.

 Claudiney Duarte

Caso deseje ler o livro  o link aqui!