esboço romanos capítulo 4

Estudo em Romanos, capítulo 4

I. Justificação é pela fé e não pelas obras ! 4:1-8

Cada judeu respeitou "Pai Abraão" e desde Gen.15:6 conheceu o fato que Abraão foi justificado pela fé. A aceitação de

 Abraão por Deus foi tão certa que os judeusreferiram-se ao céu como "seio de Abraão" (Lc.16:22). 

Com esse conhecimento Paulo usa Abraão como exemplo e pergunta, "Que diremos, pois, ter alcançado

Abraão, nosso pai segundo a carne?"

A resposta não é "pelas obras" porque assim Abraão poderia glorificar-se nas suas obras, e nada assim está escrito no Velho Testamento. Mas o Velho testamento diz: "E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça." (Gen.15:6). Então o dom da vida eterna não veio pelas obras, mas pela fé na palavra de Deus.

Note que Paulo usa a palavra "imputado" em vers.3-11 e 22. Esta palavra significa, "depositar na conta de alguém".
Justificação significa vida imputada, santificação significa justiça imputada.
O Vs.5 diz que Deus justifica o ímpio e não o justo e esta justificação vem pela fé e não pelas obras!
Os judeus pensaram que Deus justificava o homem religioso pelas suas obras, mas Paulo tem provado que "Pai Abraão" foi justificado pela fé.

Nos vs.6-8, Paulo usa outro exemplo que é o de Davi, grande rei de Israel. Paulo refere-se ao Salmo.32:1-2

 para provar que este rei, mais famoso de todo

o Israel, ensinou justificação pela fé e sem as obras.

O crente não tem o pecado imputado à sua conta porque já foi imputado à conta de Jesus Cristo (2Cor.5:21 e Film.18), mas o crente tem a justiça de Cristo imputada a sua conta pela graça de Deus.

II. Justificação é pela graça e não pela fé ! 4:9-17

Agora encontramos uma pergunta importante: "Se Abraão foi justificado pela fé, que importância tem a lei, e que importância tem o pacto que Deus fez com Abraão?"

Paulo responde a essa pergunta dizendo que a salvação de Abraão aconteceu 14 anos antes que ele tivesse sido circuncidado. Circuncisão foi o selo do pacto. A partir do momento da circuncisão de um jovem, este passa a fazer parte do sistema da lei. Mas Abraão, o PAI DOS JUDEUS, era INCIRCUNCISO quando foi salvo.

Nenhuma cerimônia pode produzir mudanças espirituais, mas ainda os judeus da época de Paulo (como muitas pessoas hoje em dia) confiavam nas cerimônias e ignoravam a fé salvadora que Deus exige de todas as pessoas de todas as raças.

Na realidade, Abraão é o PAI DE TODOS OS CRENTES, de todos os tempos (Gal.3:7,29). Como Paulo disse em Rom. 2:27-29, nem todos os "judeus" são verdadeiramente o Israel de Deus.

Nos vs.13-17, Paulo compara a lei e a graça, como em vs. 1-8 ele compara a fé e as obras. A chave aqui é a palavra PROMESSA (vs.13,14,16). A promessa de Deus para Abraão que ele havia de ser "o herdeiro do mundo" (aludindo ao reino glorioso governado pela sua descendência, Cristo) não foi dado em relação com a lei ou a circuncisão, mas POR PURA GRAÇA! Quando Deus deu a Abraão a Sua promessa, ele só tinha que crer! A lei nunca foi dada para salvar ninguém; a lei traz somente a ira e revela o pecado. Como poderia Abraão ser salvo pela lei quando a lei ainda não tinha sido dado?

Paulo conclui em vs.16 que justificação vem pela graça, por meio da fé, e é assim que todos (judeus e gentios) podem ser salvos! Então, Abraão não é somente o pai físico dos judeus, mas é "o pai de todos nós", todos que são da fé dele.

Leia Gal.3 para saber mais sobre a graça e a lei.

III. Justificação é pelo poder da ressurreição e não pelas obras dos homens ! 4:18-25

A primeira parte deste capítulo (1-8) faz uma comparação entre FÉ e OBRAS, a Segunda parte (9-17) faz a comparação LEI e GRAÇA; agora vamos ver nesta terceira parte (18-25) a comparação entre VIDA e MORTE.

Note que em vs.17, Paulo identifica Deus como aquele que, "VIVIFICA OS MORTOS". Realmente Abraão e Sara eram mortos com referência a produzir filhos (Heb.11:11-12), porque ela tinha 90 anos e ele tinha 100 anos, mas quando nós temos esperança é assim que o Espírito Santo vivifica.
Devemos admirar a fé de Abraão, porque ele só teve a promessa de Deus de ser pai de uma grande nação, mas ainda ele creu e glorificou a Deus e finalmente recebeu a benção.
A fé de Abraão é um bom exemplo do milagre de salvação. Enquanto o homem está confiando em si mesmo e acha que ainda pode agradar a Deus ele nunca será salvo. Mas quando o homem admite que está morto e perdido e aceita Cristo, Deus o vivificará. O homem que está "fortificado na fé" (vs.20) é o homem salvo e não homem que está fortificado na carne.

Vamos nos lembrar que Abraão não foi um homem perfeito (vs.23-24), e nós também não, porém podemos ser salvos pela fé semelhantemente a Abraão.
Vs.5 explica a base da nossa justificação que é a morte e a ressurreição do Senhor Jesus. A morte de Jesus prova que nós somos pecadores e a ressurreição prova que agora todo aquele que crê é salvo.

Podemos ilustrar o cap.4 da seguinte forma:

! e não ! obras

Dom ! e não ! recompensa

Graça ! e não ! lei

Poder de reconciliação ! e não ! esforço do homem

Justificação significa "declarado justo diante de Deus."