parábola do tesouro e da pérola

Grupo de oração e estudo bíblico.

Semana 4

link para baixar pdf aqui!

Sejam bem-vindos ao nosso grupo.

Nosso objetivo nas próximas semanas será estudar as Parábolas de Jesus. 

Antífona: Tesouro Espiritual (Mateus6.19-33)

DIRIGENTE: Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;

CONGREGAÇÃO: Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;

DIRIGENTE: Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

CONGREGAÇÃO: São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;

DIRIGENTE: Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!

CONGREGAÇÃO: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

DIRIGENTE: Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

CONGREGAÇÃO: Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?

DIRIGENTE: Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?

CONGREGAÇÃO: E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.

DIRIGENTE: Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

CONGREGAÇÃO: Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?

DIRIGENTE: Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?

CONGREGAÇÃO: Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;

TODOS: Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Estudo: As parábolas do Tesouro e da pérola.

Mateus 13:44-46

"O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.
"O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas.
Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou".

O reino de Deus é um tesouro oculto...
Naquela ocasião Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.
Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado. Mateus 11:25,26

há quem não procura é achado… Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.
João 15:16

e há quem procura, e também acha...Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.
Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor Jeremias 29:13,14

independente disso qual foi a atitude dos personagens:

1- esconder o tesouro- há inimigos que tentarão te desanimar na buscar por adquirir esse tesouro.

2- alegrou-se com a descoberta Ninguém que encontra um tesouro fica triste, pelo contrário, alegra-se ao estremo. Se Não há essa alegria, o tesouro ainda não foi encontrado.

3-se desfez de outras coisas que antes tinham valor É preciso ser legalmente proprietário do tesouro para explorá-lo. Não se pode explorar o tesouro alheio, assim como não se pode viver pela fé de outros. Como ao pérola/ campo tem grande valor, é preciso abrir mão de coisas que valorizávamos até então.

4-comprou o campo/ pérola Da mesma forma que um casamento é a legalização de uma união, a posse de uma pérola ou de um campo é registrada, assim nossa aliança com Deus, para que possamos adquirir o tesouro deve ser pública. Não devemos esconder dos outros a nossa fé.

O que tem sido de grande valor para nós?"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.
Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.
Mateus 6:19-21